Direito Notarial e de Registro: Você sabia que ele está presente em nossas vidas do nascimento até a morte?
Esta área do direito, mesmo que pouco conhecida, está intimamente ligada à vida de todos e é de grande interesse para toda a sociedade, isso porque os cartórios estão presentes em nossas vidas desde o nascimento – emissão de certidão de nascimento, até a morte – certidão de óbito, inventário extrajudicial. Além de permear nosso cotidiano ao longo da vida – contrato de compra e venda, doação, união estável e até algo tão simples como a abertura de uma firma.
O Direito Notarial e de Registros já é um ramo muito consolidado no mundo jurídico, mas que nos últimos anos tem crescido muito diante do interesse cada vez maior das pessoas de buscarem soluções não judiciais para as suas demandas.
Apesar de atuar também no meio judicial sua principal atuação se encontra nos tramites extrajudiciais.
I. O que é?
O Direito notarial é um conjunto de regras jurídicas que tem por função reger o sistema notarial e de Registro. Sendo assim, essas regras visam atender a princípios jurídicos como o da eficácia, publicidade e autenticidade. Além disso, possuem o objetivo de evitar o excesso de demandas judiciais, buscando o restabelecimento da ordem jurídica entre as partes do processo.
II. Quais as áreas de atuação?
Os advogados de Direito Notarial e Registro são especializados, principalmente, em serviços extrajudiciais. Portanto, esses serviços são, principalmente, realizados em cartório, diminuindo a burocracia e agilizando o processo.
Sua função se destaca em elaborar e analisar documentos que formalizam atos e negócios. Além disso, encaminha documentos para autenticação, assinaturas e afins. Portanto, investir na área de Direito Notarial abre possibilidades para o advogado atuar em diversos serviços. Sendo assim, dentre estes, é importante destacar: alteração de registro civil, inventário extrajudicial, doação, união estável, pactos antenupciais, separação e divórcio, emancipação, contratos de cunho patrimonial, atividade notarial para instituições financeiras, usucapião extrajudicial e regularização de imóveis.
Assim, a atuação destes profissionais está presente em todas as principais etapas da vida de uma pessoa e com o auxílio de um profissional de sua confiança é possível resolver diversas situações do cotidiano de forma fácil, rápida e sem precisar esperar pela morosidade da justiça!
- Evitando Golpes na Internet: 5 dicas de ouro para nunca mais cair em fraudes - 10 de agosto de 2022
- Deixei de pagar a mensalidade do plano de saúde, e agora ? - 12 de julho de 2022
- Usucapião extrajudicial, uma saída para regularizar seu imóvel! - 5 de julho de 2022
- Soluções para os altos custos dos Inventários - 14 de junho de 2022
- Inventário: Saiba quando é dispensável para o recebimento da herança - 27 de maio de 2022
- Direito Notarial e de Registro: Você sabia que ele está presente em nossas vidas do nascimento até a morte? - 8 de dezembro de 2021
- Inventário: Imposto para transferência de bens - 4 de agosto de 2021
- Inventário: Prazo para abertura e as suas penalidades - 4 de agosto de 2021
- Inventário: Quantos existem e qual é a melhor opção - 4 de agosto de 2021
- Inderdição de Idoso: Saiba como e quando fazer - 21 de julho de 2021
Top esse site, já estava desistindo de encontrar algo na
internet encontrei aqui algumas das informações que
procurava. Obrigado!!!