Para quem não sabe, o consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam para comprar um bem ou serviço, pagando mensalmente uma quantia determinada. Desta forma, a aquisição do bem ocorre por meio de sorteios ou leilões entre os consorciados, os quais ocorrem a cada mês.
E neste aspecto é preciso ficar atento para não cair em golpes! Primeiro porque não existe garantia de contemplação no consórcio. A aquisição do bem ou serviço depende de sorteios ou leilões realizados periodicamente entre os consorciados. Embora existam consórcios com maior probabilidade de contemplação devido ao menor número de participantes, não há garantia de que um consorciado será contemplado antes ou depois em um consórcio.
Dito isso, é bem verdade que muita gente não têm o tempo nem a paciência necessária para fazer parte de um consórcio desde o começo e esperar a contemplação, seja por sorteio, seja por oferta de lance. Já sabendo disso, bandidos costumam se aproveitar da impaciência dos consumidores ofertando a chamada carta de crédito contemplada.
Nesta modalidade de golpe, vítima é convencida da existência da carta que irá garantir a contemplação do consorciado, de modo que, para tê-la em mãos, deve realizar um depósito que comprove a efetivação da transferência.
Acreditando na boa fé dos vendedores, que, na maioria das vezes, apresentam supostos documentos atestando a existência e a contemplação daquela cota, o interessado faz a transferência dos valores e, em seguida, descobre que a cota não existe. Os golpistas somem com o dinheiro da vítima, cortando qualquer meio de contato.
Aqui estão algumas dicas para evitar cair em um golpe de consórcio:
1 – Verifique a empresa: Verifique se a empresa é registrada e regulamentada pelo órgão responsável, como o Banco Central ou a Susep.
2 – Leia o contrato com cuidado: Antes de assinar, leia o contrato com atenção e verifique se todas as informações e condições estão claras.
3 – Cuidado com ofertas muito boas: Desconfie de ofertas muito boas, com preços muito baixos ou contemplações garantidas.
4 – Evite pagar adiantado: Não pague quantias adiantadas sem antes verificar a legitimidade da empresa e do contrato.
5 – Busque referências: Pergunte a amigos e familiares se conhecem alguém que já tenha feito consórcio com a empresa em questão e se tiveram boas experiências.
Lembre-se sempre de fazer sua pesquisa e verificar a legitimidade da empresa antes de assinar qualquer contrato ou fazer pagamentos!