Blog
Home Blog Cancelamento e Reembolso de Passagem Aérea, entenda as regras

Cancelamento e Reembolso de Passagem Aérea, entenda as regras

blog

Converse com um advogado

Cancelamento Passagem Aérea

Com o crescente aumento no custo das passagens aéreas, vêm surgindo questionamentos acerca de práticas abusivas e condutas injustas por parte das companhias aéreas quando o assunto é cancelamento de passagem e reembolso de valores.

Por tal razão, preparamos um conteúdo esclarecendo as principais dúvidas dos consumidores em relação ao assunto.

1 – Quando o cancelamento ocorre por culpa da companhia aérea

Nos casos em que o cancelamento da passagem ocorre por vontade única da companhia aérea, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina que as companhias são obrigadas a comunicar os passageiros, sobre qualquer alteração, seja ela cancelamento ou mudança de horário, com uma antecedência mínima de 72 horas do voo.

Além disso, nos casos de cancelamento, a companhia aérea precisa oferecer ao consumidor alternativas de reacomodação, execução do serviço por outra modalidade de transporte/transportadora ou o reembolso do valor de forma integral pelos mesmos meios utilizados para a compra.

Para além disso, a justiça entende que, nos casos em que o cancelamento/atraso resulta em prejuízos ao consumidor (perda de um compromisso, trabalho, férias, etc), ou nos casos em que a companhia não cumpre as normas estabelecidas pela ANAC, é possível, ainda, pleitear uma indenização a título de danos morais.

2 – Quando o cancelamento ocorre por culpa do passageiro

Já nos casos em que o cancelamento ocorre a requerimento do passageiro, a mesma ANAC estabelece que, nos casos em que o pedido de cancelamento seja feito dentro do prazo de 24 horas (contados do recebimento do bilhete), o reembolso do valor deverá ser integral e feito pela empresa no prazo de até 7 dias a contar do pedido de reembolso.

Contudo, ainda que a ANAC estabeleça o prazo de 24 para que o pedido de cancelamento resulte no reembolso integral da passagem, a Justiça tende a aplicar o quanto disposto no art. 49 do CDC, que prevê o chamado “direito de arrependimento”, o qual prevê que  O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.

Assim, caso o consumidor desista da compra dentro do prazo de 7 (sete) dias previsto no CDC, e, uma vez que a companhia aérea se recuse a efetuar o reembolso integral da passagem, o consumidor que se sentir lesado também poderá ingressar na Justiça pleiteando o reembolso integral do valor pago.

Já nos demais casos em que o cancelamento ocorre após o prazo de sete dias previsto no CDC, a companhia aérea ainda sim é obrigada a efetuar o reembolso pela passagem, contudo poderá aplicar a multa por cancelamento prevista em contrato.

Em caso de cancelamento de passagem aérea, em que a empresa se negue a restituir o valor pago, é preciso reunir as provas do ocorrido. Por isso, confira os documentos essenciais nesse tipo de ação:

  • Recibo de pagamento da passagem;
  • Mensagem que confirma a compra e que conste o horário em que recebeu;
  • Envio do pedido de cancelamento;
  • Retorno da empresa sobre o pedido, se possível;
  • Demais registros de ligações e protocolos;
  • Reclamações perante a ANAC ou o Procon, se houver.

De posse de tais documentos o consumidor poderá ingressar na justiça para pedir a devolução do valor pago em caso de cancelamento da passagem aérea. Desse modo, é possível obter a devolução do dinheiro com correção e juros.

Pedro Hersen

Pedro Hersen de Almeida Soares-Gomes, Sócio e Advogado - OAB/BA 47.002

Converse Conosco

Clique no botão abaixo para falar diretamente com o Advogado Especialista, pelo WhatsApp.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que falam de nós

Sobre quem já passou por aqui

Eliana Torquato
Eliana Torquato
2022-08-05
São muito atenciosos. Sou de Limeira SP, precisei de um adv correspondente em Salvador e fui muito bem atendida. Dra. Talita, deixo aqui a minha gratidão e parabéns pelo profissionalismo.
Daiane Araujo
Daiane Araujo
2022-08-02
Escritório de Advogados competentes e atencioso. Sempre indico.
CHR ADVOGADOS ASSOCIADOS
CHR ADVOGADOS ASSOCIADOS
2022-08-02
Liminar de urgência para cirurgia
maria ferreira dos santos
maria ferreira dos santos
2022-07-26
Já tive outros processo com o escritório mas o inventário foi o mais rapido! Dra PAULA resolveu o meu inventário em menos de 90 dias. Conseguiu fazer o inventário no cartório sem necessidade da justiça. Trabalhou com muita seriedade e transparência. Honorários no valor justo.
Maria Clara Bastos Albuquerque
Maria Clara Bastos Albuquerque
2022-07-22
Muito bom!
gabriel noronha
gabriel noronha
2022-07-22
Através de amigos conheci Dr Talita Castro e de cara soube que estava em boas mãos. Profissional educada e super solicita, perfil raro de se achar. Obrigada e super indico esse escritório pois tenho certeza que todos os associados devem ter o mesmo perfil.
Shirley Alves
Shirley Alves
2022-07-22
Conheci o escritório através de uma amiga e logo fui direcionada para Dra. Talita Castro onde explanei meu problema. Ela muito simpática e profissional me explicou e orientou de como proceder. Entramos com a ação e em pouquíssimo tempo conseguimos a vitória. Parabéns Dra Talita e todos associados pelo belíssimo trabalho.
Suzana Suka
Suzana Suka
2022-07-22
Dra Talita me ajudou bastante no esclarecimentos.